Café moído ou em grãos? Qual é a melhor opção para você?

Depois de ter começado a explorar o universo do café, você já deve ter se deparado com cafés moídos e em grãos. Com isso, fica a dúvida: qual deles é a melhor escolha? Afinal, muitas vezes estamos falando de dois “formatos” de um mesmo tipo de café. Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

Para te ajudar a responder essa e outras questões, preparamos esse post explicando tudo sobre cafés em grãos ou moídos. Descubra o melhor café para se ter em casa!

O café moído

Esse café é, sem sombra de dúvidas, o mais comum no dia a dia dos apreciadores de café. Afinal, é assim que ele é vendido nos supermercados e está presente na maioria das casas brasileiras!

O café moído nada mais é do que um café torrado em grãos que passou pelo processo de moagem. No caso dos cafés especiais, a moagem segue critérios rígidos, assim como os demais processos aos quais o café é submetido.

Os cafés moídos costumam apresentar um “padrão” de moagem que vai de média a média grossa; isso acontece porque essa é a granulometria adequada para métodos coados (ou "filtrado", "passado"), e o café costuma ser preparado assim na maioria das casas. Apesar disso, algumas marcas de cafés especiais já oferecem moagens para outros métodos de preparo.

O café em grãos

O café, quando em grãos, está mais próximo de seu “estado bruto”; afinal, os grãos são embalados logo depois da desgaseificação necessária após o processo de torra. Este processo é determinante nas características finais da bebida. Isso é porque o grau de torra, para cafés especiais, evidencia ou esconde propriedades dos grãos selecionados.

Esse tipo de café não é encontrado facilmente como o moído nos supermercados. É possível encontrar algumas poucas marcas disponíveis em grãos. O método de compra mais fácil e de maior diversidade, porém, continua sendo por meio de e-commerces ou em cafeterias.

Porque o café moído na hora é melhor?

Embora não possamos questionar a praticidade do café moído, existe um fator importantíssimo a se considerar: o frescor. A verdade é que o café começa a perder propriedades e características a partir do momento em que é moído. Afinal, a moagem aumenta inúmeras vezes a superfície de café em contato com o oxigênio, o que torna mais rápido o processo de oxidação.

Por conta disso, a vida útil de um café moído é bastante inferior à do em grãos, que preserva por mais tempo sabores e aromas sutis do café. Ou seja, o café em grãos garante qualidade superior para sua xícara.

Ao moer o café em grãos na hora de prepará-lo, você garante o máximo de frescor e pode apreciar a fragrância de que apenas um café recém moído tem. Para não falar na preservação do conteúdo do pacote por mais tempo! Afinal, a ideia é moer apenas o necessário para consumo imediato; o restante, que permanece em grãos, continua preservando as propriedades do café.

Entretanto, para consumi-lo, você precisa ter em casa um moedor ou moinho. Investir num moedor, seja ele automático ou manual, vai transformar positivamente a sua xícara de café diária!

Conclusão

Mesmo com todas as vantagens do café em grãos para ser moído na hora, sabemos que nem sempre é possível ter um moedor no conforto de casa. De todo jeito, está tudo bem! Seja qual for a sua escolha, a Panecaffè tem as melhores opções para você.

Bons cafés! ☕🤎

MoagemMoedorMoinho

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.